domingo, 20 de setembro de 2009

Atividade 1: Indicador

Na seção: IBOPE Nielsen Online,Notícias,Internet - Área: Notícias\Press Releases\2009 Data de publicação: 21/08/2009


Internet no Brasil cresceu 10% no mês de julho


Número de usuários ativos chegou a 36,4 milhões no trabalho e em residências; o acesso em todos os ambientes já atinge 64,8 milhões de pessoas.


No mês de julho de 2009, 36,4 milhões de pessoas usaram a internet no trabalho ou em residências, o que significa um crescimento de 10% sobre os 33,2 milhões registrados no mês de junho. O tempo médio de uso continuou crescendo e atingiu as marcas de 71 horas e 30 minutos de tempo total, incluindo aplicativos, e de 48 horas e 26 minutos, considerando somente navegação em páginas. O número de pessoas com acesso à internet em casa ou no trabalho é de 44,5 milhões.


Entre os internautas residenciais, o número de usuários ativos chegou a 27,5 milhões de pessoas, um crescimento de 7,4% em relação aos 25,6 milhões do mês anterior e de 16% sobre os 23,7 milhões de julho de 2008. O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas e 13 minutos por pessoa. O número de pessoas que moram em domicílios em que há a presença de computador com internet é de 40,2 milhões.

Considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel, o IBOPE passou a indicar a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros). Na navegação no trabalho e em residências, as categorias com maior crescimento proporcional do número de usuários em julho na comparação com junho foram Viagens e Turismo, com evolução de 17,3%, Automotivo, com aumento de 16,8%, e Casa e Moda, com crescimento mensal de 15,7%.
Em tempo de navegação por pessoa, as categorias que mais cresceram foram Entretenimento, com 13,3%, Buscadores, Portais e Comunidades, com 10,8%, e Telecomunicações e Serviços de Internet, com 9,5%. “Sites de redes sociais, de comunicação e de entretenimento foram os que mais contribuíram para o crescimento do tempo médio de uso do internauta brasileiro no mês de julho”, informou José Calazans, analista de mídia do IBOPE Nielsen Online.

“A subcategoria com maior tempo médio, Mensagens Instantâneas, chegou a 7 horas e 49 minutos por pessoa, ao crescer 8% em julho, seguida por Comunidades, em que se classificam as redes sociais, que chegou a 4 horas e 57 minutos por pessoa, com crescimento de 15% no mês”, disse Calazans.Entre os dez países em que é realizada a pesquisa, o Brasil continua com o maior tempo por usuário, tanto na navegação em páginas quanto no tempo total, incluindo programas on-line.Disponível em http://www.ibope.com.br/ - acesso em 15/09/09 as 13:31h.


A internet e a escola


Saber que o Brasil é o país que mais acessa a internet, em relação a alguns países que utilizam-se muito de tecnologia já sabíamos, agora o que mais chama a atenção é que esse percentual vêm crescendo cada dia mais em todo o país.Segundo essa pesquisa no mês referido houve um aumento no número de acesso por usuários brasileiros.Esses usuários, embora muitos estejam em casa ou no trabalho há também aqueles que freqüentam escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros. Ou seja, não importa o lugar, qualquer um que tenha internet disponível é motivo para utilizá-la.Não há como deixar de dizer que muitos usuários são indivíduos em idade escolar e que talvez não seja por acaso que justamente no mês de julho tenha havido esse aumento nos índices. Será que tem algo haver com as férias? A pesquisa afirma que os sites de relacionamento, de entretenimento foram os que mais contribuíram para esse aumento, e que por ventura são os mais visitados por estudantes.Afinal, no que isso afeta a escola?É fato que a internet tem um poder de entretenimento fora do comum, o ambiente virtual é agradável, muito prazeroso, o que incentiva crianças e jovens a ficarem cada vez mais tempo em frente a tela de um computador. Portanto as aulas deste século precisam contar com a tecnologia tão prazerosa que os jovens estão habituados. Os professores devem aliar teorias à tecnologia de forma adequada para um maior êxito em determinados conteúdos senão correm o risco de serem considerados desatualizados por seus alunos. Os docentes que não sabem utilizar a internet como uma ferramenta de trabalho precisam rever seus conceitos, aprender a utilizar o recurso e adequá-lo a proposta pedagógica em sala de aula. Afinal a tecnologia deve ser usada em benefício de todos, inclusive do próprio professor que vai ser olhado diferente por seus alunos, como um professor “antenado”, por exemplo.

Acadêmicas: Fabrícia de Oliveira e Fátima André

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